BehaviorQuiz - Regras

BehaviorQuiz
Regras

O BehaviorQuiz é um jogo de perguntas e respostas sobre Análise do Comportamento disputado por equipes de alunos de graduação de diferentes instituições.
O jogo será dividido em fases, cada fase tem suas próprias regras. A pontuação entre uma fase e outra é cumulativa. Ao final, ganha a equipe que tiver o maior número de pontos.
De forma geral, as perguntas estão divididas em quatro categorias temáticas.

  • PBAC - Princípios Básicos de Análise do Comportamento: Temas introdutórios de Análise do Comportamento, geralmente aqueles ensinados nas disciplinas de início do curso.
  • TEAC - Tópicos Especiais em Análise do Comportamento: Temas básicos e experimentais que dão margem a linhas de pesquisa específicas (como comportamento verbal, controle de estímulos, variabilidade, etc.).
  • HFBR - História e Filosofia do Behaviorismo Radical: Evolução histórica, aspectos filosóficos e conceituais do Behaviorismo Radical.
  • ACCA - Análise Comportamental Clínica e Aplicada: Temas clínicos e aplicados em Análise do Comportamento.

Fase I – Diretas
Antes do início da fase, a primeira a equipe a responder será sorteada. As demais equipes terão suas vezes seguindo em sentido horário.
Esta fase é composta de 16 perguntas, 4 de cada categoria com pontuações variando de 10 a 40 de acordo com o nível de dificuldade.
Em sua vez, a equipe deve escolher uma das perguntas (especificando categoria e pontuação) para responder.
Após lida a pergunta, a equipe terá aproximadamente 30 segundos para dar sua resposta. Caso a resposta esteja correta, receberá o número de pontos correspondente. Caso a resposta esteja errada, uma das outras equipes pode utilizar um rebote. Isso quer dizer que pode tentar responder a mesma pergunta, mas caso acerte receberá apenas a metade dos pontos. O rebote é oferecido à equipe que se manifestar primeiro. Cada equipe tem direito a um único rebote em todo o jogo.

Fase II – Desafios
A primeira equipe a responder é aquela com menor número de pontos.
Esta fase é composto por 8 perguntas, 4 de cada categoria, todas valendo 30 pontos.
Em sua vez, a equipe deve escolher uma das categorias. Após lida a pergunta, aquela equipe deve escolher uma outra equipe para responder. Essa outra equipe deve responder em aproximadamente 30 segundos. Caso a resposta esteja correta, a equipe que respondeu ganhará 30 pontos. Caso a resposta esteja errada, a equipe que lançou a pergunta ganhará os 30 pontos.
Não há rebotes nesta fase.

Fase III – Conceitos
Serão apresentadas situações que descrevem algum fenômeno comportamental. Dois conceitos que possivelmente descrevem aquele fenômeno serão indicados. Cada equipe deve escolher qual dos conceitos (A ou B) é mais adequado para aquele item. Ao sinal, todas as equipes irão levantar um papel simultaneamente mostrando qual dos conceitos acreditam estar correto. Aqueles que acertarem a resposta correta receberão 25 pontos.
A fase termina ao final de 6 itens.

Fase IV – Forca
A primeira equipe a responder é aquela com menor número de pontos.
Esta fase é dividida em quatro blocos, cada um dentro de uma categoria temática. Em cada bloco será dado um enunciado, e há três palavras que respondem/completam aquele enunciado. Em sua vez, a equipe deve dizer uma letra. Para cada letra correspondente em uma das palavras-resposta, a equipe ganhará 5 pontos. Ao final de sua vez, a equipe pode decidir passar ou tentar responder. A resposta deve incluir as três palavras-resposta. Respostas parciais não podem ser dadas. Caso todas as três palavras-resposta estejam corretas, a equipe ganha 50 pontos, e o próximo bloco se inicia. Caso pelo menos uma das palavras-resposta esteja errada, a equipe será eliminada daquele bloco, e as outras equipes continuam.
Nos blocos seguintes a ordem em sentido horário continua independentemente da pontuação.

Fase V – Final
A fase final envolve uma pergunta com resposta aberta (sem alternativas de escolha).
Após lido o enunciado, cada equipe deve determinar o número de pontos a serem apostados. Cada equipe pode apostar no máximo a sua própria pontuação total (ou seja, não pode apostar mais pontos do que tem). O valor da aposta é aberto, e as equipes podem ajustar seu valor de acordo com a aposta das outras equipes.
Feitas as apostas, as equipes terão um tempo estabelecido para darem a resposta, que deverá ser escrita em uma folha-resposta. Terminado o tempo, todas as equipes devem entregar sua folha-resposta. As equipes que acertarem a resposta completa ganharão uma pontuação equivalente ao valor apostado. As equipes que errarem mesmo que uma parte da resposta perderão uma pontuação equivalente ao valor apostado.